sexta-feira, maio 30, 2008

A importância das Laudes

Durante um semana houve mais um livro que se tornou parte da minha vida... pela sua simplicidade, sabedoria e pelos resultados que se fazem mostrar quando aplicado ao nosso dia a dia tão frenético e cheio de rotinas. Mas, estou hoje a escrever para dizer aos meus amigos do grupo como este livro me ajudou como caminhante em Cristo! Para alguns poderá parecer estranho... pois existem tantos livros a que alguém resolveu chamar "New Age" como se duma nova era de pensamento se tratasse, como se por isso não fossem válidos... A verdade é que estes pensamentos, técnicas e histórias, acabam por ser muito antigas e, pertencem a sabedorias há muito descobertas e sentidas por muitos homens. O livro em questão tem o título " O monge que vendeu o seu Ferrari" e traduz-se numa fábula espiritual cheia de significado e simbolismo.
Trata de técnicas espirituias como: controlar a mente, pensar positivo, fazermos o bem etc... e perguntam "resulta?" Se, resulta! É mesmo maravilhoso como podemos nos ajudar e ajudar os outros com pequenas mudanças na nossa rotina!
O que quero, sobretudo, partilhar é o facto de como me ajudou a relembrar a importancia da oração! sim poque no fundo controlar a mente, pensar no nosso dia que começa ou perceber os erros que cometemos no fim do dia e termos o objectivo de ser melhores..tudo isso encontamos nas laudes, nas vésperas, na liturgia da palavra, nos sacramentos! tudo isso e muito mais! pois não é de todo egoista! é humilde, verdadeira, entregue aos outros e a algo muito maior!
No convivio fraterno, nós convivas, aprendemos isto e transformamos a nossa vida! mas por vezes cá fora no 4ºdia caimos .. e deixamos Deus cair em esquecimento.
No livro o autor fala em levantar mais cedo e olhar para o botão de uma rosa, concentrar a nossa mente.. que por vezes está tão perdida. E, que ao fim de um tempo nos iremos encontrar. Eu passei a levantar mais cedo e em vez de só dizer Bom dia ao Senhor, á pressa, agora rezo as laudes, sabem? as maravilhas vieram logo! não precisei de esperar dias! bastou aquele momento de oração! Afinal o Espírito Santo é maravilhoso!:)

5 Comments:

M said...

Olá amigos.

Estou feliz que tenha descoberto a alegria e verdade no gesto da oração e da contemplação.

Realmente o Espírito Santo encontra-nos sempre, se no nosso coração houver um desejo de verdade - trabalhado nas exigentes experiências da vida - e um reconhecimento do Destino que connosco se encontra em Jesus.

No entanto, nem todos os caminhos, nem todos os livros, nem todas as correntes filosóficas, sociais e históricas nos levam a Deus, na presença e na comunhão de Jesus e da Sua Igreja.

Deixo aqui um artigo da Ecclesia sobre a Igreja e o New Age, em jeito de desafio a descobrirmos mais sobre este fenómeno da "Nova Era". Aparentemente libertador e transformador, mas que no essencial nos transporta numa viagem essencialmente egocêntrica, onde se descura duas verdades essenciais: 1) Eu sou um Outro que me faz e 2) Cristo salva-me.

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=56879&seccaoid=3&tipoid=9

Uma viagem onde o desafio é o de procurar a verdade no intímo do coração e a segui-lo, e não a procurar com o coração a Verdade de Deus, presente na Companhia de Cristo.

Desafio ainda a procurar o que João Paulo II e Bento XVI nos disseram sobre o "New Age".

Forte abraço do amigo
M

Unknown said...

Eu disse que o livro leva a Deus? Espero que nap levem isso assim... se lerem com atenção o que escrevi não foi isso q disse! afinla Deus pelo baptismo, educação e pela minmha entrega, oração, pelo nosso grupo, pela Eucaristia, por todos os sacramentos, tem estado sempre presente! e não seria o livro a me levar até ele! mas como todas as leituras que lemos.. temos de ter um espirito critico, uma mente aberta para aprender mas tb um olhar verdeiro e perspicaz sobre as coisas.. e o meu olhar felizmente é moldado por Jesus (pelo menos assim o peço, como na canção "molda-me Senhor") ...e foi nesse sentido critico que eu em ves de olhar para o botão de uma rosa (como pedia no livro) olhei para o livro dos convivios e rezei! Amigo M acredito que existem muitas coisas boas em muita literatura incluisivé a New Age mas como em tudo temos de saber apanhar essas boas sementes e o resto deixar para tras..

CloEys said...

bem tenho tado um pouco ausente ... pelo que peço desculpa... qto a este post rita... foi mto bom esse livro ter-te aberto os olhos para a importancia da oração... mas a oração passa por mto mais do k ler... ou meditar o nosso dia... tambem é isso sem duvida... mas o que muitas xs nos falta na oração, é o ouvir... e por aí eu falho tb mtas xs...
"O que quero, sobretudo, partilhar é o facto de como me ajudou a relembrar a importancia da oração! sim poque no fundo controlar a mente, pensar no nosso dia que começa ou perceber os erros que cometemos no fim do dia e termos o objectivo de ser melhores.." este paragrafo ... ao fim de algum tempo se continuares a rezar, vais perceber que não é só isso!

"Como dizia Sta Teresa de Ávila, a oração é uma CONVERSA muitas xs a só com Quem sabemos que nos ama... " sendo conversa é a dois... e implica falar e ouvir...

dps tás a rezar as laudes :D mas que laudes? sempre as do livro dos convivas? assim acabas por te enjoar de rezar sempre o mesmo!! ao fim de algum tempo deixa de te dizer alguma coisa, pois torna.se repetitivo... se kiseres posso emprestar.te a liturgia das horas abreviada...

Unknown said...

Ola amiga! claro que é mais que isso se continuares a ler o paragrafo tens mais..."tudo isso encontramos nas laudes, nas vésperas, na liturgia da palavra, nos sacramentos! tudo isso e muito mais! pois não é de todo egoista! é humilde, verdadeira, entregue aos outros e a algo muito maior!"
Qto às laudes sao as do livro do convivio sim mas nas minhas orações a conversa com Deus a escuta esta sempre presente por isso.. é impossivel enjoar! Beijoca**

CloEys said...

entao fico mto feliz por isso!
pah eu falo por mim... se rezar sempre a mesma coisa, as mesmas leituras... dps nao consigo deixar o lado mecanico da coisa, e passar ao lado sentimental... ou melhor ao lado expiritual!!!
perco-me mto como é k akilo deve de ser cantado... ou em dizer as palavras certas... como deve de ser lido... e se for mecanico deixa de me falar ao coração!